Lápis vs porta-minas/ lapiseira/ mechanical pencil

Olá de novo cibermónicas!!


   Não tenho posto novas postagens ( sorryyyy) mas era porque estava de férias. Agora que já posso dedicar o meu tempo ao blog, vou falar sobre lápis e porta-minas (ou lapiseiras) pois acho que todos nós temos aquela dúvida: o que é que eu vou comprar?
   Eu já usei lápis (até ao 7º ano) mas como o meu estojo acabava sempre por ficar sujo e eu tinha que comprar vários lápis ao longo do ano passei a usar porta-minas. Estou completamente satisfeita e não penso em voltar a usar lápis. Mas como é impossível todos concordarmos resolvi fazer uma lista das vantagens e desvantagens de cada um deles (mas também vou dar algumas dicas e opiniões ao mesmo tempo).
Então:

Lápis
Vantagens

  • São leves e fáceis de segurar.
  • O bico não se parte com facilidade (se o lápis for bom. Eu usava os da Staedtler.).
  • São mais baratos que a maioria dos porta-minas.
  • Mais adequados para crianças e pessoas que fazem mais força ao escrever.
Desvantagens

  • Sujam os estojos (ou porta-lápis) com facilidade.
  • É preciso comprar mais do que um ao longo do ano.
  • Também tem que se comprar afiadeira (e por isso afiar os lápis) o que vai fazer com que o estojo se suje ainda mais .
  • Perdem-se facilmente (eu pelo menos perdia).

Porta-minas ou Lapiseira
Vantagens

  • Só é preciso comprar um (bom para durar pelo menos o ano todo. Uso os da Rotring.).
  • Proporcionam uma escrita mais confortável (pelo menos eu acho).
  • Como são maiores e mais vistosos perdem-se com menos facilidade (comigo é assim).
  • Não sujam o estojo.
Desvantagens

  • São mais caros e tem que se comprar minas adequadas.
  • Mais difíceis de utilizar (mas depois de se aprender como funcionam é muito simples).
  • Desadequados para quem escreve com muita força (as minas, como são mais frágeis, partem-se  ------- nesse caso comprar um adequado para minas mais grossas: em vez de 0,5 um de 0,7 ou 1mm).
  • Mais pesados que os lápis.

Esta foi a lista que eu fiz. Como eu sei que nem sempre pode ser fácil para as pessoas que usam porta-minas pela primeira vez aprender a trabalhar com ele....aqui vão algumas dicas:

  • Pôr as minas é muito fácil. As lapiseiras têm sempre uma abertura própria. Basta "atirar" com a mina lá para dentro.
  • Se se comprar minas de 0,7 mm (grossura da mina) para um porta-minas próprio para 0,5mm ele não funciona! (Eu nunca cometi este erro mas conheço quem já tenha cometido).
  • Quando estamos a escrever normalmente e a mina começa a ir para dentro o porta-minas não está estragado! A mina é que está demasiado pequena para ele a segurar: está na altura de a substituir por uma mina nova.
Bem, acho que isto é o principal. Se tiverem alguma questão deixem um comentário que eu respondo. 

xoxo Mónica 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu?

Olá cibermónicas!

Como eu já disse, os Mónica Jéssica são um grupo e não só uma pessoa. Mas, este blog (apesar de todos o poderem atualizar) é principalmente administrado por um só elemento. Sou uma rapariga e frequento o ensino secundário em Portugal.

Posso também publicar outros posts sobre assuntos relacionados (mas não diretamente) com a escola. Ex: moda na escola, penteados, educação física...

Obrigada, xoxo

Total de visualizações de página

Sample text

Tecnologia do Blogger.

Translate

Ads 468x60px

Social Icons

Pesquisar...

Featured Posts